Atividade física

23/12/2020 / 11 meses ½ atrás

4 dicas para respirar melhor durante a corrida

4 dicas para respirar melhor durante a corrida

A respiração durante o treino é tão importante quanto tonificar os músculos, usar o look e o tênis certo para praticar essa atividade. Da forma certa, ela pode fazer você render mais, percorrer mais quilômetros e garantir melhores resultados. Por isso, separamos algumas dicas de ouro para você melhorar sua respiração durante a corrida que irão ajudar no seu desempenho!

Usar a barriga para respirar

Técnica muito utilizada no yoga, vale também para a corrida. Use a barriga para inspirar e expirar, em vez de usar o tórax. Usando a região do abdômen você conseguirá armazenar toda a quantidade de oxigênio que seus pulmões conseguem e terá mais fôlego.

Treinar a respiração fora da corrida

Para respirar com a barriga, seu corpo precisa se acostumar, para isso, treine em casa ou em horários de descanso essa respiração abdominal, assim, no momento da corrida, você já estará familiarizada e confortável com o formato.

Aumentar a intensidade aos poucos

É preciso ter paciência e tranquilidade na hora da corrida, o ritmo deve ir aumentando aos poucos. Comece correndo distâncias menores, mas da forma correta e, com o tempo, vá aumentando, passando de 5 km para 10 km, depois para 15 km e assim por diante. Dessa forma, você conseguirá trabalhar sua respiração com constância e da forma correta.

Respirar pela boca

Esta dica pode parecer estranha, já que em muitas atividades físicas, o mais indicado é respirar pelo nariz, mas não na corrida. Essa respiração é indicada porque, nessa atividade, será necessário mais oxigênio do que normalmente é necessário. Essa técnica é indicada principalmente para corridas com mais velocidade.

Para começar gradualmente, você pode fazer a respiração tradicional, inspirando pelo nariz e soltando pela boca e ir mudando para a respiração unicamente pela boca, à medida que for aumentando a velocidade. 

Dica extra: quando estiver em uma velocidade mais elevada e com um ritmo de respiração maior, foque em soltar o ar de forma mais lenta do que a inspiração.

Tem mais alguma dica que você usa nas suas corridas? Conta pra gente!

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