Dicas de saúde

11/12/2020 / 10 meses ½ atrás

5 dicas para hábitos alimentares mais saudáveis que ajudam a melhorar a imunidade

5 dicas para hábitos alimentares mais saudáveis que ajudam a melhorar a imunidade

 

    Neste ano, a procura por hábitos mais saudáveis aumentou e as pessoas estão em busca de um estilo de vida mais saudável e de consumir alimentos para melhorar a imunidade.

    A nutricionista Lílian Lins explica que o sistema imunológico é a defesa do corpo humano, por isso é importante cuidar sempre dele, não somente diante de uma situação de perigo. Ela ressalta que “várias atitudes no nosso dia a dia favorecem ou não a nossa imunidade” e destaca que ter uma rotina de alimentação mais saudável é indispensável para manter a imunidade e a saúde funcionando bem, considerando que “60% das células imunológicas estão no nosso intestino”.

    Pensando nisso, separamos 5 dicas para ter hábitos alimentares mais saudáveis e, assim, melhorar a sua imunidade.

Aumentar o consumo de fibras prebióticas

    As bactérias benéficas presentes no intestino desempenham um importante papel no seu funcionamento. Para manter o seu equilíbrio, é ideal que se aumente o consumo de fibras prebióticas. Elas podem ser encontradas em: alho, alho poró, cebola, banana, aspargos, aveia, maçã, entre outros.

Substituir o pão pelas raízes

    Lilian Lins destaca que trocar o pão pelas raízes, como inhame,  macaxeira, batata doce e a mandioquinha, é uma ótima escolha porque elas “têm muito mais fibras e melhoram o funcionamento intestinal, aumentam a imunidade e dão bastante energia”.

Substituir os biscoitos por nuts

    Os biscoitos são a escolha de muitos devido à sua praticidade, contudo, eles acabam não sendo a melhor opção devido à quantidade de açúcar e gorduras presente em sua composição. Neste caso, o ideal é optar pelas nuts, castanha, amendoim e amêndoa, por exemplo, já que essas oleaginosas são ricas em gorduras boas, vitaminas e minerais.

Evitar doces e açúcar refinado

    Os doces e os açúcares são coisas que afetam o sistema imunológico e, portanto, precisam ser evitadas. Para quem sente dificuldade em cortar o doce da rotina alimentar, deve substituí-lo pelas frutas, que, além de possuírem nutrientes que melhoram a imunidade, também são fontes de fibras prebióticas, essenciais para o bom funcionamento intestinal.

Ter constância

    Para construir hábitos alimentares que fortalecem o sistema imunológico, a nutricionista Lílian Lins afirma que “um fator primordial (...) é ter uma constância nos hábitos saudáveis e no que a gente consome. Se eu sei que as verduras e os legumes são importantes para aumentar a imunidade, eu tenho que ter constância nesse consumo”. Em outras palavras, para que essas dicas funcionem, é preciso adotá-las constantemente, incluí-las na rotina.

DICA EXTRA

    A nutricionista Lílian Lins ainda alerta para uma dica muito importante: “não esqueçam de dormir bem! Não faz parte da rotina alimentar, mas também é de extrema importância para a imunidade. No mínimo 6 horas e meia de sono por noite”.

Com essas dicas, fica mais fácil ter um estilo de vida mais saudável e manter a imunidade e a saúde em dia. 

Vamos juntos adotar hábitos alimentares melhores e compartilhar as melhores vibrações?

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